Thursday 25 October 2007

Xadrez às cores

Sei que xadrez não é uma cor mas um padrão! Mas os kilts escoceses são deste padrão só que com várias cores! Por isso serve :-).
Ora então vamos cá falar dele como deve ser: O kilt é um traje tradicional da cultura escocesa e céltica, tipicamente utilizado por homens. Era anteriormente comum nos homens dos clãs (sistema que, no séc. XII, dividia a sociedade das Highlands em grupos tribais liderados por chefes autocráticos) mas actualmente está reservado para ocasiões formais. É assim uma pequena manta de 7 m de um tecido chamado tartã, preso à frente com um alfinete de prata, variando o seu padrão de acordo com o clã ou família a que pertence o dono.
Os 10 clãs mais importantes são: Os Mackenzies, os MacDonalds, os MacLeods, os Mackays, os Sinclairs, os Frasers, os Gordons, os Stuarts, os Campbells e os Douglas.
Reparem que "mac" significa "filho de".
Segundo fontes consultadas, a roupa interior pode ser usada ou não, consoante a vontade do cavalheiro.
Quanto a este assunto encerro a discussão e já que não tenciono comprovar quem usa e quem não usa deixo-vos a transcrição de uma conversa que tive com um escocês que admite deixar tudo bailar ao ar fresquinho:

Diana: No próximo fds vamos às ilhas Shetland!
Keith: Que pena, tenho um casamento...Senão ia também.
Diana: E vais de kilt ao casamento?
Keith: Claro! Tenho o conjunto todo. Quando vou a um casamento levo sempre o mesmo traje e assim não gasto dinheiro em roupa. É um bom investimento!
Diana: E levas roupa interior?
Keith: Porque é que toda a gente me pergunta sempre isso?????
Diana: (risos) É engraçado perguntar.
Keith: Não, não levo roupa interior e digo já que são 7 metros enrolados à volta do corpo e que é muito confortável!!!

E com esta me fico. Quem quiser saber mais venha à Escócia investigar. Já ofereci a minha cama king size! ;-)

5 comments:

Anonymous said...

Então?! Agora queremos saber quem é esse teu amigo!!!! ;) Eheheh!

dfeliciano80 said...

Queres menina Lili?!!!?!? Eu estou-te a perceber ehehe ;-)É favor de vir cá ver!

Anonymous said...

e eu já ganhei uma estadia num concurso lançado há uns posts atrás!!

beijos

Anonymous said...

Com esta tramaste-me...tenho de antecipar a minha ida à escócia para confirmar esta história. Odeio ter dúvidas;)


Beijocas grandes!!!

Anonymous said...

O único problemita é se o moçinho bebe uns copitos a mais, e cai ao chão... dependendo, pode arruinar o casório.