Friday 2 November 2007

De volta ao castanho

Porque é que a Escócia tem tantos castelos?
Para defesa (I would say).
Esta é uma resposta óbvia...
Então qual é a novidade? Portugal também tem castelos...
Não tantos atrevo-me a afirmar. Estima-se que na Escócia existam cerca de 3000!
Significa então que os escoceses eram mais bélicos do que os portugueses?
Talvez sim...os castelos funcionavam como importantes pontos de defesa nas Highlands, onde os conflitos entre os diversos clãs eram comuns.
Já em meados do século XVII, parece que os escoceses se tornaram mais peneirentos e começaram a contruir castelos em que o estilo e a grandeza importavam mais do que a defesa.
O primeiro castelo que visitei na Escócia foi o Drum castle em Deeside (à beira do rio Dee) mas estava de chuva e as fotos não ficaram...alegres (digamos assim).
Deixo-vos antes uma foto do Dunnottar castle, situado a 3 milhas de Stonehaven, no Nordeste da Escócia.
Está erguido no topo de uma falésia e desempenhava, no século XII, uma importante função de vigilância dos barcos que circulavam no mar.
O filme Hamlet, de 1990, que eu na minha ignorância nunca vi, foi pelos vistos aqui filmado.
Fazendo então bem as contas, só me faltam visitar agora...2998 castelos! :-)

4 comments:

Anonymous said...

a minha inveja (sim, um sentimento feio...) cresce! tens 3000 castelos mais que eu para visitar...
Beijinhos grandes (e em 2008 nao te safas:P)

pontos said...

Ai que inveja........ :)
Bela foto, devo acrescentar!
E quando é que falas da comidinha? Português que se preze fala de comidinha? Ou foste com com a bagagem cheia de casqueiros com chouriço? :)
Beijocas grandes

Tânia

http://noscompontos.blogspot.com

Anonymous said...

E um Lord com castelo, não há?!? ;) Eheheheh!

dfeliciano80 said...

Lords há muitos mas não ganham de muita simpatia por estas bandas...Mas já que falas, um dia destes vinha de uma reunião com o meu chefe que me disse ter um amigo que vivia perto do local ondes estávamos a passar, num castelo!!! Também me disse que ele é um bocado marado...Portanto menina Lili...nunca há bela sem senão ehehe!