Tuesday 20 November 2007

Yellow!!!

Yellow porque as batatas fritas e o peixe frito são desta cor!
Para quem já pediu que se falasse de comida, aqui vou eu deixar a mais tradicional e conhecida receita britânica: Fish and chips...com ervilhas.
Não tem nada de especial mas até sabe bem. É bastante oleoso e pouco recomendável a repetições semanais. Na verdade não é por comer muito esta especialidade que estou gordita, mas sim porque cá em casa todos gostam de se tratar bem e eu não tenho grande hipótese de me ficar com o meu leite e cereais ao jantar...
Mas continuando...Não creio que se venha à Escócia pela comida mas há sempre umas especialidades que se devem provar (nada comparado no entanto com o nosso cozido à portuguesa, ou a nossa carne de porco à alentejana, a francesinha, huummmmmmm, ou as migas da tasca da Maria em Porto Peles, Beja). Falo por exemplo de:
1) Aberdeen Angus steak - o melhor bife de vaca da Escócia segundo dizem;
2) Salmão e truta;
3) Caranguejos (bons e baratos);
4) Oatcake ou pão de aveia (não gosto muito devo dizer);
5) Haggis - salsicha de carne de ovelha ou veado acompanhada com puré de batata e couve-nabo;
6) Stovies - Picados de carne, batata e cebola (estes são bons).
Uma outra curiosidade aqui é que, em vez de se dizer "vamos jantar" (let's have dinner), se diz "vamos tomar o chá da noite" (let's have (high) tea). Este chá é tomado ao final da tarde e pode ser acompanhado com peixe fumado, carnes frias e tartes, seguindo-se os bolos de frutas ou as panquecas escocesas.
Confesso que o facto viver com 2 espanhóis ainda não me deixou praticar este tipo de refeição... Jantamos normalmente bem e poucas vezes antes das 10 da noite...

5 comments:

Barata said...

Algo incompleta essa lista...

Mince & tatties?
Bacon roll?

dfeliciano80 said...

Ainda nao me passou pela vista...Mas realmente esta incompleta :-(!! Acabo de me lembrar da "baked potato" com queijo cheddar corado e da famosa barra de chocolate mars frita (uma maravilhosa invencao que pode ser comida em Glasgow)!

Anonymous said...

Mulher.....mas tu com isto tudo estás só gordita????? :)
Essa "baked potato" parece-me muito boa! E que raio é isso da famosa barra de chocolate mars frita?
E os espanhóis já fizeram uma paella, ou um belo gaspacho? :)
Beijocas

Anonymous said...

Sugestão: que tal fazeres uma jantarada onde demonstras as tuas capacidades de grande cozinheira confeccionando tudo isso aqui para nós?! ;)

dfeliciano80 said...

Parece-me bem!!!!! ;-)