Tuesday 28 October 2008

Black shirt


Este é o Richard!!! É um personagem muito peculiar que temos no Instituto sobretudo pelos seus sons espontâneos na "open plan", pelo seu inglês de corrida, pela sua velocidade na bicicleta e pela sua bela kilt :-). E vem o Richard a propósito porque ele é, tal como nós, um fã das cèilidhs.
E perguntam vocês: O que é uma cèilidh?
Uma cèilidh é uma dança tradicional Gaélica, originária da Irlanda e da Escócia em que todos dançamos segundo os ensinamentos da banda que toca para nós. Acontecem sobretudo durante o Inverno quando o frio aperta.
Necessita-se de um gande salão de baile, pessoas para dançar e uma banda que toque os seguintes instrumentos: fiddle (violino escocês), flauta, whistle (parece uma flauta pequena, a tradução é assobio), bodhrán (tambor pequeno irlandês), guitarra eléctrica e bateria (estes dois últimos introduzidos mais recentemente).
Há várias tipos de dança mas como vamos a muitas cèilidhs já só precisamos que nos digam qual é a que vamos dançar. Isto porque cada dança é precedida de uma explicação por parte da banda sobre como devemos dançar.
Não há melhor do que uma cèilidh para perder uns quilinhos e a próxima é já dia 31 de Outubro.
P.s. A primeira foto foi tirada em Junho deste ano, na cèilidh do meu instituto e a segunda em Dezembro de 2007 na cèilidh do Hotel Hilton de Aberdeen.

1 comment:

Fátima said...

e que belas pernocas....
tu estás linda
Fátima