Sunday 6 February 2011

Pub vermelho

Justify FullFoi a segunda vez que visitei esta cidade. Fica a cerca de 1h de avião de Aberdeen. Capital do país da harpa e da cerveja Guiness, o nome em inglês deriva do irlandês Dubh Linn, que significa "lago negro". Venho pois apresentar em breves linhas a cidade de Dublin.
Quando aqui regressei em 2008 tive por companhia uma colega francesa. Visitei os pontos mais turísticos da cidade, incluindo o Museu Nacional da Irlanda e o Trinity College, e percorri as ruas cosmopolitas e povoadas por espanhóis, franceses, italianos e portugueses. Tal como em outras partes da Irlanda, em Dublin podemos experenciar as 4 estações do ano num só dia.
Bono (cantor dos U2), Sinéad O'Connor (cantora), Oscar Wilde (escritor), Bob Geldof (cantor), Colin Farrell (actor) e Francis Bacon (pintor) têm Dublin como cidade natal.
Devido ao rápido crescimento económico da Irlanda, Dublin tornou-se receptora de emigrantes e o custo de vida disparou. Devido à crise financeira, a Irlanda está agora incluída, tal como Portugal, no grupo de países com economias em crise cujo a imprensa de língua inglesa apelidou de PIGS (porcos em inglês).
PIGS- Acrónimo inglês para Portugal, Itália, Grécia e Espanha. PIIGS - inclui Irlanda. PIIGGS - inclui a Grã-Bretãnha.