Sunday, 8 March 2009

Laranja, branco e castanho


25 de Janeiro - Burns' night = Haggis, leitura de poemas.

Todos os anos por esta data os escoceses celebram o nascimento (25 de Janeiro de 1759) do seu maior bardo, Robert Burns. A tradição manda que as gentes se juntem para comer haggies e ler os poemas que escreveu ao som da gaita de foles :-).
Os poemas de Burns têm como tema principal os seus amores, a aldeia onde viveu e a natureza e são maioritariamente escritos em dialecto Escocês. Filho de lavradores, não teve oportunidade para estudar senão já mais tarde por sua própria conta. A quantidade "affairs" que manteve com várias mulheres sempre vêm à tona quando se fala de Burns.
O formato dos jantares de Burns continua a ser o mesmo desde a sua morte em 1876. Os jantares em que tenho participado (2 até à data) são na casa do meu chefe com os meus colegas de trabalho. Começam com o acolhimento dos convidados, segue-se a leitura da oração de Burns para antes da refeição, "The Selkirk Grace". Depois da oração corta-se o haggies enquanto alguém lê o famoso poema "Address To a Haggies". O Renée toca gaita de foles, lêem-se mais uns poemas e fala-se de algumas cenas da vida do poeta.

2 comments:

cat said...

Di, ou sou eu que estou a ler mal, ou o homem (Burns) viveu mais de 200 anos, porque tu dizes que nasceu em 1759 e morreu em 1976. Ele morreu em 1796.
Já agora, os haggies têm muito mau aspecto. Aquilo é feito com quê?

Beijocas, Catarina

dfeliciano80 said...

Muito obrigada pela chamada de atenção minha querida Catarina. É sempre bom ter amigas atentas!
Um beijo grande!