Thursday, 29 November 2007

Blue Sky(e)


Definitivamente para voltar!
Falo de Skye, a maior das ilhas Hébridas Interiores. Aqui encontrei uma fantástica paisagem, peixe fresco, uns crustáceos que faziam uma barulheira tremenda com as pinças nas caixas ondes estavam fechados, muitas gaivotas e uma vila muito colorida de nome Portree.
Portree ou "Porto do Rei", pois o rei Jaime V, resolveu visitar Skye em 1540.
E não foi só esta alteza real que por aqui passou...Em 1975, Charles Edward Stuart, conhecido como Bonnie Prince Charlie, viveu um tempo nesta ilha disfarçado de criada de Flora MacDonald, depois de ter vindo de França para reclamar a Coroa Escocesa e perdido a batalha de Culloden (esta história de escoceses e saias repete-se muitas vezes não acham? Cá para mim...).
Em Skye nunca se está a mais de 8 Km do mar, portanto sempre a jeito de um mergulhinho na água "caliente" ehehe!
E lembram-se dos "Imortais" e de Duncan MacLeod?? Pois é aqui o seu castelo: Dunvegan Castle, a casa do clã MacLeod desde o século XI...

É por isso quero voltar! Para visitar o imortal senhor!!! ;-)

Tuesday, 20 November 2007

Yellow!!!

Yellow porque as batatas fritas e o peixe frito são desta cor!
Para quem já pediu que se falasse de comida, aqui vou eu deixar a mais tradicional e conhecida receita britânica: Fish and chips...com ervilhas.
Não tem nada de especial mas até sabe bem. É bastante oleoso e pouco recomendável a repetições semanais. Na verdade não é por comer muito esta especialidade que estou gordita, mas sim porque cá em casa todos gostam de se tratar bem e eu não tenho grande hipótese de me ficar com o meu leite e cereais ao jantar...
Mas continuando...Não creio que se venha à Escócia pela comida mas há sempre umas especialidades que se devem provar (nada comparado no entanto com o nosso cozido à portuguesa, ou a nossa carne de porco à alentejana, a francesinha, huummmmmmm, ou as migas da tasca da Maria em Porto Peles, Beja). Falo por exemplo de:
1) Aberdeen Angus steak - o melhor bife de vaca da Escócia segundo dizem;
2) Salmão e truta;
3) Caranguejos (bons e baratos);
4) Oatcake ou pão de aveia (não gosto muito devo dizer);
5) Haggis - salsicha de carne de ovelha ou veado acompanhada com puré de batata e couve-nabo;
6) Stovies - Picados de carne, batata e cebola (estes são bons).
Uma outra curiosidade aqui é que, em vez de se dizer "vamos jantar" (let's have dinner), se diz "vamos tomar o chá da noite" (let's have (high) tea). Este chá é tomado ao final da tarde e pode ser acompanhado com peixe fumado, carnes frias e tartes, seguindo-se os bolos de frutas ou as panquecas escocesas.
Confesso que o facto viver com 2 espanhóis ainda não me deixou praticar este tipo de refeição... Jantamos normalmente bem e poucas vezes antes das 10 da noite...

Tuesday, 13 November 2007

Azul da cor do mar

Então cá estou eu outra vez!
Depois de umas saídas em trabalho pela Escócia e de uma escapadinha de 3 dias a Londres, deixei que as histórias se atrasassem...
Para compensar deixo-vos a fotografia de uma praia tropical!!! :-D
Não?!!?!!!?
Ok, ok...Mas bem que podia ser!!! Tirando as nuvens e o frio que se sente, não duvido que estas areias brancas e esta água azul faria sucesso em qualquer canto das Caraíbas!
No entanto é em Gairloch, a Oeste da Escócia...
Se experimentei a água?
Pus a pata para ver...
Cito um outro bloguista também já rodado nestas andanças, mudando apenas os nomes a que se refere para os de dois outros paraísos lusos:
"Por comparação com Cambelas ou com S. Lourenço, até que nem estava fria..." ehehe! ;-)


Friday, 2 November 2007

De volta ao castanho

Porque é que a Escócia tem tantos castelos?
Para defesa (I would say).
Esta é uma resposta óbvia...
Então qual é a novidade? Portugal também tem castelos...
Não tantos atrevo-me a afirmar. Estima-se que na Escócia existam cerca de 3000!
Significa então que os escoceses eram mais bélicos do que os portugueses?
Talvez sim...os castelos funcionavam como importantes pontos de defesa nas Highlands, onde os conflitos entre os diversos clãs eram comuns.
Já em meados do século XVII, parece que os escoceses se tornaram mais peneirentos e começaram a contruir castelos em que o estilo e a grandeza importavam mais do que a defesa.
O primeiro castelo que visitei na Escócia foi o Drum castle em Deeside (à beira do rio Dee) mas estava de chuva e as fotos não ficaram...alegres (digamos assim).
Deixo-vos antes uma foto do Dunnottar castle, situado a 3 milhas de Stonehaven, no Nordeste da Escócia.
Está erguido no topo de uma falésia e desempenhava, no século XII, uma importante função de vigilância dos barcos que circulavam no mar.
O filme Hamlet, de 1990, que eu na minha ignorância nunca vi, foi pelos vistos aqui filmado.
Fazendo então bem as contas, só me faltam visitar agora...2998 castelos! :-)