Saturday, 18 December 2010

Grey

Este é o topo de Beiin Chìochan uma montanha também conhecida por Lochnagar devido à presença de um lago nas proximidades. Na Escócia uma montanha é um Beiin, um vale Glen e um lago Loch. Este Beiin fica a 1,155 metros (3,789 feet) de altitude e isso coloca-o na lista dos Munros. Em 1891, Sir Hugh Munro listou todas as montanhas da Escócia com mais de 914.4 m (3000 feet) de altitude às quais deu o nome de Munros. Existem 284 Munros na Escócia e quem se disponha a subir a todos eles durante uma vida ou parte dela. O meu orientador de doutoramento é um deles e já só lhe faltam cerca de 50. Embora tenha sido Munro a listar todos os Munros, foi o reverendo Robertson que subiu a todos eles tendo completado o último em 1901. A esta prática chama-se agora Munro Bagging. Lochnagar foi o primeiro Munro que subi! A paisagem é magnífica, a tarefa árdua e a sensação de missão cumprida no topo recompensadora. Por estarmos tão a Norte do Hemisfério, as condições são agrestes e aproximam-se das sentidas nas mais altas montanhas dos Alpes.
Ah, já agora Bom Natal e Feliz Ano Novo da cidade branca de Aberdeen!

Sunday, 21 November 2010

Azul


Como se chama a uma ceilidh na água?
Chama-se aquaceilidh!
E passou-se nas piscinas de água salgada de Stonehaven.
P.s. A ceilidh está explicada mais abaixo num outro post. É a dança tradicional Escocesa.

Sunday, 7 November 2010

Grey

Este é o castelo de Balmoral em Aberdeenshire numa área chamada de Royal Deeside (Área Real do rio Dee é a melhor tradução que consigo fazer). Foi comprado pela Rainha Vitória e pelo príncipe Alberto em 1852 e tem passado de geração em geração sendo a residência de Verão da família real. Foi aqui que o príncipe Carlos e a princesa Diana passaram a sua lua de mel (ou fel) e era aqui que se encontrava a Rainha Isabel II quando Diana faleceu num acidente de automóvel em Paris. Sempre que a Rainha está no castelo a bandeira é hasteada e nesta altura não é possível entrar para lá dos muros da propriedade. Dizem os residentes das localidades cercaneiras que é nas Highlands Escocesas que os membros da família real se sentem "quase" gente normal porque só aqui os paparazzi os deixam em paz. Mesmo entre os meus amigos mais chegados já houve quem se tenha cruzado e falado com o príncipe Carlos durante a prática de crosscountry sky ou com Camilla Parker-Bowles durante caminhadas nas montanhas. Para ver a Rainha basta assistir aos Highland Games de Braemar que têm lugar no ínicio de Setembro.

Thursday, 28 October 2010

Azul


São aos milhares. Tordas mergulheiras, airos-de-asa-branca, fulmares, papagaios-do-mar, gaivotas tridáctilas e muitas outras aves marinhas... Todos chegam na altura da Primavera para se reproduzir nas arribas de Fowlsheugh, uma reserva natural costeira que se localiza a apenas 20 milhas de Aberdeen. O ruído é infernal e o cheiro nauseabundo mas isso só me fez sentir que estava em plena harmonia com a Natureza. A estadia prolonga-se até fins de Julho, depois de os progenitores terem cumprido as tarefas de acasalar, construir um ninho, alimentar as crias e ensiná-las a pescar. E a altura das arribas faz-me pensar o quão corajosas são estas aves que se lançam num vôo picado ao mar para pescar. Fowlsheugh é a segunda maior colónia na Grã-Bretanha (cerca de 170,000 indivíduos) e é reconhecida como reserva protegida de importância internacional pela Directiva Europeia 74/709. Infelizmente as alterações climáticas e a pesca excessiva têm reduzido em muito as populações de galeota (Hyperoplus lanceolatus), principal alimento destas aves marinhas, dificultando assim a sua sobreviência.

Friday, 14 May 2010

Castanhinha múuuu

Ainda nas Hébridas. Isto para vos introduzir a notícia de que a viagem deste ano não correu tão bem e por isso a quantidade de fotografias reduziu-se consideravelmente. Fomos para Arran e acabei por partir o tornozelo nas montanhas. Apesar de tudo não fiquei com vontade de desistir de fazer hill walking e aventura não deixou de ter o seu quê de interesse. A boa notícia foi que uma semana depois ganhei o concurso de fotografia do Macaulay Institute sobre o tema "How much is rural Scotland changing". Isto deu-me um cheque de 100 libras e um safari para duas pessoas...na Escócia ;-).

Mas então voltemos às Hébridas. Foi lá que tirei a foto a esta linda criatura: uma highland cow ou em português, uma vaca das terras altas. Ela faz parte de uma antiga raça escocesa com longos cornos e que pode ter o pêlo avermelhado, preto ou amarelado. Um grupo de highland cows é normalmente conhecido por um fold.

Saturday, 13 March 2010

Grey

Isto é um círculo de pedras (stone circle) e é um monumento antigo de pedras em pé. No Reino Unido há muitos stone circles. Geralmente localizam-se a menos de 100 milhas do mar.
Este stone circle é em Lewis, uma das Hébridas - ilhas ao largo da costa Oeste da Escócia.
Os stone circles foram erguidos há muitos mil anos atrás e o objectivo pelo qual foram erguidos continua por explicar.
São lugares místicos que ainda hoje servem para celebrações pagãs como a do maior dia do ano, a 21 de Junho.
Já estive em alguns deles e posso testemunhar a sensação de estar no meio de um mistério.

Cores de Espanha

Que dizer de um bando de gente daqui e dali que se veste, comporta, dança e come como gente de Sevilha?
Só se pode dizer que "La féria de Aberdeen 08" teve o seu sucesso!

Amarelo

São espanhóis e não escoceses. Cortam-se em tiras de 10 cm e comem-se depois de mergulhar em chocolate muito espesso. São primos das farturas e chamam-se churros! Preparados por espanhóis e comidos por gente do mundo aqui numa manhã na Escócia.

Sunday, 10 January 2010

Cor da comida

Caros leitores, antes de mais aproveito para desejar a todos um excelente ano de 2010!
Regressei ontem de Portugal e ao contrário das minhas expectativas não tive quaisquer problemas com o mau tempo! Assim vim pois rencontrar a minha branca Aberdeen! Branca pela neve que não tem parado de cair desde precisamente o dia seguinte ao da publicação do meu último post sobre a neve de Aberdeen. Que coincidência!
Hoje proponho falar de algo que começámos a fazer no primeiro Inverno que cá passámos, frio, escuro e de dias muito pequenos, mas que agora fazemos às duas por três: COMER!!!
Jantaradas, patuscadas, lanches ajantarados, tardes de bolos, festas disto e daquilo etc etc. A verdade é que não perdemos a oportunidade de mostrar o que cada um tem de bom no seu país. Até eu que nunca tinha cozinhado nada que valesse a pena ser chamado de cozinhado me tornei numa boa cozinheira. Para isso contribuiu o facto de ser filha de 2 excelentes cozinheiros e das ajudas que a tia Dina dá ao telefone.
Agora o que se aprende sobre a gastronomia estrangeira devido ao facto de sermos todos de países diferentes é incrível! E a verdade é que já comecei a cozinhar e a adoptar os sabores que experecio com as receitas elaboradas pelos meus amigos!
Deixo aqui uma pequena amostra com a promessa que voltarei a este tema com a devida frequência!
E...bon apetit!!!!!