Tuesday 28 October 2008

Black shirt


Este é o Richard!!! É um personagem muito peculiar que temos no Instituto sobretudo pelos seus sons espontâneos na "open plan", pelo seu inglês de corrida, pela sua velocidade na bicicleta e pela sua bela kilt :-). E vem o Richard a propósito porque ele é, tal como nós, um fã das cèilidhs.
E perguntam vocês: O que é uma cèilidh?
Uma cèilidh é uma dança tradicional Gaélica, originária da Irlanda e da Escócia em que todos dançamos segundo os ensinamentos da banda que toca para nós. Acontecem sobretudo durante o Inverno quando o frio aperta.
Necessita-se de um gande salão de baile, pessoas para dançar e uma banda que toque os seguintes instrumentos: fiddle (violino escocês), flauta, whistle (parece uma flauta pequena, a tradução é assobio), bodhrán (tambor pequeno irlandês), guitarra eléctrica e bateria (estes dois últimos introduzidos mais recentemente).
Há várias tipos de dança mas como vamos a muitas cèilidhs já só precisamos que nos digam qual é a que vamos dançar. Isto porque cada dança é precedida de uma explicação por parte da banda sobre como devemos dançar.
Não há melhor do que uma cèilidh para perder uns quilinhos e a próxima é já dia 31 de Outubro.
P.s. A primeira foto foi tirada em Junho deste ano, na cèilidh do meu instituto e a segunda em Dezembro de 2007 na cèilidh do Hotel Hilton de Aberdeen.

Wednesday 1 October 2008

Azul

A partir dali o mundo acabava! Era o que se fazia acreditar às gentes na era medieval.
Esta cidade ainda não me convence mas tenho lá ido com frequência...Toda a gente gosta, especialmente os Espanhóis. Aliás, acho que espanhol é a língua que mais se ouve nas ruas de Edimburgo.
Desta vez fui com dois Portugueses e depois de lá ter ido em Agosto ao fringe, pude fazer uma visita mais cultural. Ou seja, percorrer a Royal mile de cima a baixo, visitar o castelo, andar de autocarro turístico, comer haggis...
Desta cidade é o famoso e jeitoso Sean Connery! E aqui repousam os restos mortais de Adam Smith, o economista que tinha uma mão invisível :-).
Vale pena visitar, é diferente do que estamos habituados a ver nas cidades europeias (sim, porque aqui é Reino Unido, não é Europa).
E...voltarei mais à frente para escrever sobre outras aventuras em Edimburgo!!