Friday 14 December 2007

White and red

Vou de férias! As sagas escocesas retornarão em Janeiro...
Bom, na verdade não vou já de férias de férias...Vou até Praga primeiro. Amanhã!
Além de umas sessões de trabalho sobre a inovação no sector florestal, vou conhecer uma nova cidade e rever amigos de quem gosto muito.
Mas antes de me ir embora não queria deixar de dizer que ontem me ataquei a 3 mince pies, uma espécie de empadas com doce de fruta por dentro muito típicas do Natal escocês.
Aproveito para comunicar que deixo mudado o nome do meu blog. O link continua o mesmo, http://colorsofscotland.blogspot.com/, mas o nome muda para Colours of Scotland.
Porquê?
Porque não me sinto bem em estar no Reino Unido e escrever colors à inglês americano!
Como devem saber, existem palavras que se escrevem de modo diferente consoante se trate de inglês britânico ou de inglês americano. Color/colour é uma delas e eu já não estava a aguentar mais esta minha gafe...
Deixo-vos exemplos de outras palavras que se escrevem de forma diferente:
Humor (US) e humour (UK);
Recognize (US) e recognise (UK);
Traveling (US) e travelling (UK);
Catalog (US) e catalogue (UK);
Capitalization (US) e capitalisation (UK)...
E pronto, resta-me desejar um feliz natal a todos, com muito amor e alegria! Aos que vou ver estas férias um até loguinho ;-). Têm muito que me aturar!!!
Beijo grande!

Sunday 9 December 2007

Dourado

Num fim de semana em que me encontro particularmente triste vou-vos descrever um fim de semana que me deixou particularmente contente:
A viagem às Ilhas Shetland. Ou, diria eu...a viagem à jóia da coroa.
Partimos na sexta-feira por volta das 19h00. Éramos 5.
Diana, Estefanía, Fran, Unai e Javier, que é o mesmo que dizer Diana e espanholada.
O ferry tinha todo o conforto necessário mas o Javier apresenta-nos a excelente ideia de dormirmos na coberta do barco (sem coberta).
Depois de assistirmos ao pôr-de-sol, para mim o mais belo da minha vida mesmo depois dos milhares que presenciei da janela de minha casa, desistimos da ideia.
O frio era de rachar. Estavámos no mar do Norte.
Lá longe avistámos as gigantes plataformas de petróleo. Iluminadas como edifícios flutuantes onde vidas trabalham para que o ouro negro chegue ao depósito dos nossos carros.
A noite foi passada em sobressalto mas a chegada a Lerwick deu-nos um novo ânimo. Descobrimos a pousada da juventude pertinho da principal rua de Aberdeen...Union Street. Depois de banho tomado, metemo-nos no carro a explorar este canto esquecido no mundo, e tal como todos os outros cantos esquecidos no mundo, um canto cheio de beleza.
Cruzámo-nos com as ovelhas, os poneis, as vacas e os cães pastores das Shetland. A quantidade de pássaros diferentes dos que estava habituada a ver em Portugal também era imensa: skuas, airos-pretos, fulmares, tordas-mergulheiras, gaivotas-de-arenque, corvos marinhos e os maravilhosos papagaios do mar.
Numa enseada resguardada de olhares alheios, descobriram os olhos de biólogo do Javier uma colónia de focas. Imensamente fantástico e indescritível é estar a menos de 10 metros destas criaturas. Sim, 10 metros...Lentamente, passo a passo lá eu fui ter juntinho a elas...
Uma observou-me, veio nadar junto a mim e quando descobriu que eu era inofensiva resolveu estiraçar-se na pedra da frente. Ali passámos umas boas horas...O 1º objectivo fora cumprido.
2º objectivo: A colónia de papagaios do mar na ponta sul da ilha principal.
Aí eram aos milhares. Nidificam nas escarpas e fazem voos a pique para o mar em busca de alimento. Emitem uns sons a roçar o humano e olham-nos com olhar de bisturi. Um deles deve ter-me achado diferente pois resolveu voar até mim e quase chocou comigo de frente. Outras horas passadas sem qualquer vontade de ir embora...Mas o tempo não espera por ninguém...
De regresso a Lerwick ficámos com a sensação de que ser rico não significa ter muito dinheiro mas sim ter a felicidade de testemunhar a existência destas paisagens que alguém desenhou para nós.

As ilhas Shetland ficam a 6 graus do Círculo Polar Ártico e até 1469 faziam parte, juntamente com as ilhas Orkney, do reino da Noruega. Na capital Lerwick festeja-se esta ligação nórdica com o festival Up Helly Aa, durante o qual, pessoas mascaradas queimam a réplica de um navio viquingue.
Fotografias em:

Tuesday 4 December 2007

Cor de rosinha

Antes de continuar com as minhas sagas escocesas achei que estava na altura de me armar em generosa e de começar a dar alguma coisa em concreto aos meus leitores.
Resultado: resolvi atribuir um prémio!
Prémio de quê?
Prémio de melhor comentador do meu blog até ao momento!
Pois é. E alguém tem ideia de quem o vai receber?
A minha querida amiga Kat!!!!
Que tal esta peça cor de rosinha a olhar para ti??? :-D
Olha, o meu blog não é propriamente uma loja, mas aceito trocas se este produto não te satisfizer. Ehehe!
Acrescento que o prémio não é só pelos comments, mas por tudo o resto ;-)! Um beijo grande.

P.s. Esta foto foi tirada na minha 1ª visita a Edimburgo e talvez me apeteça contar a sua história lá mais para a frente.